#2 Hoje é dia...
Dia de Reis


6 de Janeiro Dia de Reis

Clica no "Continuar a ler" e fica a conhecer a história...

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus recebera a visita de 3 magos do Oriente no dia 6 de Janeiro.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos BelchiorGaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios, sendo comum desmontar os Presépios, os enfeites natalícios e mesmo a Árvore de Natal.

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei possui uma grande tradição e era confecionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontrava a fava tinha de trazer o bolo-rei no ano seguinte. Além disso, é comum, por todo o país, as pessoas cantarem "as janeiras" ou "os reis" de porta em porta.
Em alguns países, como Espanha, tradição entre as crianças é a de se deixarem sapatos na janela com Capim antes de irem dormir para que os camelos dos Reis Magos se possam alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces. De acordo com a tradição espanhola, o Dia de Reis é celebrado por uma boa parte da população, e só neste dia é que as crianças recebem as prendas de Natal, porque de acordo com a tradição cristã, são os reis magos que trazem as prendas, ao invés do nosso Pai Natal.

Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois, que contem um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Temos encontro marcado no próximo post, um beijinho 

0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião/sugestão é muito importante!
Email: rascunhosdesofia@gmail.com
Obrigada pela tua visita ♥

 
   
        

AVISO

Por favor, para que o layout do blog seja exibido corretamente, certifica-te que tens o "Adblock" desligado para este site.